Medicações e suplementos nutricionais utilizados por atletas nas Copas do Mundo FIFA de Futsal nos anos 2000, 2004, 2008 e 2012

Objetivo: Examinar o uso de medicações e suplementos nutricionais entre jogadores de futsal masculinos de alto nível durante competições internacionais

Materiais e métodos: Esta investigação retrospectiva de 4 competições consecutivas de 200 a 2012 Copa do Mundo de Futsal FIFA (Federation Internationale de Football Association)  analisou dados sobre uso de medicações e suplementos nutricionais por cada jogador antes de cada partida. Um total de 5264 relatórios em 1064 jogadores de futsal foi coletado em 188 partidas jogadas.

Resultados: Um total de 4237 medicações e 8494 suplementos nutricionais (0.8 e 1.6 por jogador por partida, respectivamente) foram prescritos, e 64% dos jogadores usaram pelo menos um tipo de medicação ao longo dos 4 torneios. A medicação mais frequentemente prescrita foi anti-inflamatórios não-hormonais (AINH) (41.1%), onde 45.7% de todos jogadores consumiram pelo menos um AINH durante a competição e 27.4% consumiram AINH antes de todas partidas.

Conclusão: O uso de medicações, particularmente AINH, é frequente entre jogadores de futsal de alto nível e segue padrões similares aos encontrados na Copa do Mundo de Futebol FIFA. Campanhas devem ser realizadas para entender essa prática de prescrição por médicos dos times envolvidos com jogadores de futsal, com o intuito de diminuir o seu uso e prevenir atletas de potenciais riscos ao curto e longo prazo.

Confira o artigo completo