Terapia de pressão negativa incisional na revisão de artroplastia total de quadril por infecção

Objetivo: Apresentar a experiência com terapia com pressão negativa (TPN), como adjuvante no tratamento das feridas cirúrgicas de pacientes submetidos à revisão decorrente de solturas sépticas com presença de fístula ativa em artroplastias totais do quadril.

Métodos: Foram avaliados prospectivamente pacientes que apresentavam infecção de artroplastia total de quadril, associada à presença de fístula, tratados com dispositivo PICO® para TPN, além do tratamento padrão da infecção protética em nossa instituição. Consideramos como desfecho favorável inicial a resolução do processo de infecção e a cicatrização da ferida operatória, sem eventos complicadores.

Resultados: Foram acompanhados 10 pacientes que usaram PICO® em nosso serviço. Não foram identificadas quaisquer complicações com relação ao uso do dispositivo de TPN. A média de acompanhamento dos pacientes após o uso do dispositivo foi de 12,7 meses. Apenas um paciente evoluiu com recidiva da infecção e reativação da fístula.

Conclusão: A TPN pode ser usada em complicações de feridas e infecção depois de artroplastia total de quadril com segurança e com resultados promissores. Estudos prospectivos randomizados devem ser realizados para comprovar sua eficácia.

Confira o artigo completo