Capítulo sobre Osteotomia Periacetabular

Recentemente foi publicado o livro Ortopedia do Adulto, editado pelo Professor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho. Escrevi neste livro um capítulo sobre a Osteotomia Periacetabular, juntamente com os colegas Helder de Souza Miyahara e Itiro Suzuki.

A osteotomia periacetabular é utilizada no tratamento da displasia do quadril do adulto. A displasia é uma causa importante de dor no quadril. Na displasia a cabeça do fêmur é “menos encaixada” no acetábulo (região da bacia onde o fêmur se acopla). A displasia causa lesão do lábio (também conhecido como labrum) acetabular, o que causa dor e pode inclusive evoluir para osteoartrose (desgaste) do quadril.

A osteotomia periacetabular é realizada através de cortes no osso da bacia. Após a realização destes cortes, o acetábulo é colocado em uma nova posição; onde uma melhor cobertura da cabeça do fêmur é obtida. Visitei 2 serviços internacionais com objetivo de aprender melhor esta osteotomia. Em 2010 visitei a Universidade de Bern na Suiça chefiada pelo Prof.Klaus Siebenrock; e em 2018 visitei a Universidade de Utah onde acompanhei o Dr. Chris Peters. Ambas oportunidades foram essenciais para meu aprendizado nesta técnica complexa.

Aqui disponibilizo o capítulo de livro.

Capítulo Osteomia Periacetabular Displasia Quadril