protese quadril anterior

Prótese de quadril menos invasiva: acesso anterior direto

A prótese de quadril foi considerada a cirurgia do século XX pela revista Lancet. Ela é extremamente eficaz para diminuir a dor dos pacientes que sofrem com artrose (desgaste) do quadril. Os resultados da prótese são excelentes, e os pacientes retornam a sua atividade de vida diária sem dor, e muitos inclusive retornam ao esporte.

Na busca por um resultado ainda melhor, uma técnica menos invasiva conhecida como “via anterior”ou “acesso anterior direto” foi desenvolvida. Uma via cirúrgica é o “caminho”que o cirurgião faz para chegar na articulação. Tradicionalmente, as vias utilizadas na prótese de quadril são a lateral (pelo lado) e a posterior (por trás). Na via lateral é necessária o descolamento (desinserção) do músculo glúteo médio, enquanto na via posterior realiza-se o descolamento dos músculos rotadores externos. Em ambos os casos, os tendões são recolocados no lugar o término da cirurgia.

Já na via anterior, os músculos são apenas afastados. Como não há descolamento dos músculos, a recuperação do paciente é facilitada. Os pacientes apresentam menos dor no pós operatório inicial, e recuperam-se mais rápido. Os índices de luxação (quando a prótese  desencaixa) são muito baixos nesta técnica, permitindo que os cuidados no pós operatório inicial sejam menos rigorosos.

Em 2016, visitei o Prof Kristoff Corten na Belgica, referência mundial nesta técnica; e desde então tenho realizado prótese de quadril por via anterior com resultados excelentes. Os pacientes ficam muito satisfeitos e impressionados com a própria recuperação.

É importante a avaliação de cada caso de desgaste. Alguns pacientes com quadros muito avançados não são bons candidatos para esta técnica. Desvantagens desta via incluem: uma cicatriz menos estética, e a possibilidade de uma diminuição da sensibilidade da parte lateral da coxa. Porém, acredito que as vantagens da via anterior são maiores que estas desvantagens.

Resumindo, a prótese total de quadril tem excelentes resultados no tratamento da dor do paciente com desgaste do quadril. A via anterior vem melhorar ainda mais estes resultados e possibilitar um retorno mais rápido às atividades. Para maiores informações agende sua consulta.