lesão do psoas

Tratamento de lesão do psoas num atleta professional sem cirurgia

Este artigo sobre o tratamento de uma lesão do psoas num atleta profissional de futebol foi escrito pelo Dr Leandro em conjunto com o Dr Marc Safran de Stanford e com a equipe médica do Clube Palmeiras. Ele foi publicado na revista Journal of Bone and Joint Surgery, importante publicação científica da ortopedia.

Resumo

Caso: Um atleta masculino de 36 anos sofreu uma lesão aguda do quadril esquerdo durante um jogo de campeonato enquanto defendia o gol. O exame de ressonância magnética demonstrou uma lesão com avulsão completa do tendão do iliopsoas do trocânter menor. O paciente foi tratado de maneira não-cirúrgica por meio da fisioterapia, e após 10 semanas, estava apto a retornar a atividade completa. Após um seguimento de 1 ano, o paciente estava completamente assintomático, e ainda estava jogando futebol profissional sem deficit de força de flexão do quadril.

Conclusão: Neste atleta profissional de futebol, o tratamento não operatório de uma lesão completa do psoas resultou num bom resultado clínico e funcional, e um retorno ao esporte com sucesso.

PDF do Artigo

lesão do psoas