quanto tempo dura protese total de quadril

Quanto tempo dura uma prótese de quadril?

“Quanto tempo dura uma prótese de quadril?” Esta é uma das perguntas mais comuns que um cirurgião de quadril ouve em seu consultório no dia a dia. Quando um paciente está planejando submeter-se a uma cirurgia é natural que ele queira saber quanto tempo sua cirurgia vai durar.

O primeiro ponto que gosto de explicar aos pacientes é que a prótese de quadril não é suco de laranja, não tem data de validade. O que eu quero dizer com isso? Muitas pessoas pensam que após um determinado tempo, a prótese deverá ser trocada, independente do seu estado. Isto não é verdade. Após a realização da prótese de quadril, o paciente deverá realizar acompanhamento periódico de seu implante com radiografias. Desta maneira, algum desgaste poderá ser detectado inicialmente, e tratado de maneira mais precoce, diminuindo muito a complexidade da cirurgia de revisão (troca) dos componentes.

A troca será necessária quando algum dos componentes apresentar alguma forma de desgaste ou quebra, ou quando o osso ao redor da prótese estiver desgastado. Diversos fatores influenciam no tempo que isto demora para ocorrer. O grau de atividade do paciente é um dos fatores que influenciam. Além disso, força muscular, doenças associadas e qualidade da prótese implantada também influenciam na durabilidade da prótese total de quadril.

Mas afinal, quanto tempo dura uma prótese de quadril? Um trabalho recente publicado na Revista Científica Lancet estudou esta pergunta corriqueira. Trata-se de uma meta-análise, um trabalho científico que junta os resultados de outros trabalhos publicados. Quarenta e quatro artigos, totalizando mais de 13 mil próteses de quadril, foram incluídos. Destas artroplastias de quadril foram encontrados as seguintes taxas de sobrevida das próteses: 15 anos – 85,7% / 20 anos – 78,8% / 25 anos – 77.6%. Isto quer dizer que após 15 anos 85,7% dos pacientes não precisaram fazer cirurgia de revisão de prótese de quadril. O artigo do Lancet também analisou o resultado de registros nacionais de prótese. Esta análise incluiu mais de 200 mil próteses e encontrou números similares: 15 anos – 89,4% / 20 anos  – 70,2% / 25 anos – 57,9%.

Estes números são bastante animadores, mas é importante lembrar que um estudo que analisa a duração de uma prótese total de quadril após 25 anos, analisa o resultado de próteses realizadas há mais de 25 anos, portanto com uma tecnologia inferior a atual. Acreditamos que estes números serão ainda melhores no futuro, mas só com o acompanhamento destes implantes por anos a fio que poderemos responder esta pergunta.

Como conclusão, vemos que a prótese total de quadril apresenta uma duração excelente no longo prazo, com potencial de aumentar ainda mais no futuro. Também vemos a importância de um acompanhamento adequado da prótese de quadril após sua realização.

Em caso de dúvidas, agende sua consulta

Fonte: How Long does a hip replacement last? A systematic review and meta-analysis of case series and national registry reports with more than 15 years of follow-up. Lancet 2019; 393:647-54 Link para o artigo

duracao protese quadril