displasia do quadril

Displasia do quadril: aula e discussão biomecânica

No dia 11 de agosto de 2020, o Dr Leandro Ejnisman participou do webinar sobre displasia do quadril do adulto do Clube Científico IBTS.

A displasia do adulto é uma doença caracterizada por uma menor cobertura do quadril pela bacia. Um jeito de explicar é que a cabeça do fêmur é menos encaixada na bacia.  A displasia é uma causa importante de dor no quadril do jovem e pode inclusive causar desgaste (osteoartrose) precoce da articulação.

O tratamento da displasia é inicialmente conservador, ou seja; por meio da fisioterapia. Na falha do tratamento conservador, realiza-se uma cirurgia chamada osteotomia periacetabular. Nesta cirurgia, o ortopedista reposiciona a articulação do quadril, melhorando o encaixe da cabeça femoral.

Nesta aula, também foi apresentado um caso de displasia, demonstrando as melhoras biomecânicas da paciente após a cirurgia. Os resultados desta cirurgia são realmente excelentes.

Se deseja aprender mais sobre as doenças do quadril e seus tratamentos, leia os textos do site e siga o Dr Leandro Ejnisman em seu canal do YouTube.