Hoje vamos falar sobre a prótese total de quadril por via biquíni.
A prótese total de quadril é uma cirurgia realizada para tratar diversas doenças, principalmente a osteoartrite do quadril, que é o desgaste da articulação do quadril. Essa cirurgia pode ser realizada por várias técnicas, mas a que mais defendo e utilizo atualmente é o acesso anterior direto.
Essa técnica é menos invasiva, pois não envolve corte nos músculos, o que resulta em uma recuperação mais rápida para os pacientes e menor chance de luxação da prótese, que é quando ela sai do lugar.
Durante a cirurgia, a incisão na pele pode ser feita de duas maneiras:
Tradicionalmente, é feita uma incisão longitudinal ao longo da coxa. Porém, na técnica de prótese por via biquíni, que é a que gostaria de destacar hoje, podemos fazer uma incisão transversal, conhecida como incisão biquíni, na parte superior da coxa. A maior vantagem dessa técnica é a estética, pois a cicatriz tende a ficar menos visível e mais escondida, especialmente se estiver exatamente na linha do biquíni.
Durante a cirurgia, a lesão dos tecidos moles e da musculatura é minimizada em ambas as técnicas. Porém, em casos específicos, como deformidades mais avançadas, pode ser preferível realizar a técnica tradicional.
E quais os principais benefícios do paciente que se submete a cirurgia de prótese por via anterior?
A prótese total de quadril por via anterior facilita muito a recuperação dos pacientes, pois eles tendem a abandonar muletas e andadores mais rapidamente, conseguindo retornar para casa e adotar posições fisiológicas com menores riscos em comparação com as técnicas tradicionais. Atualmente, nos Estados Unidos, a maioria das cirurgias de prótese total de quadril é realizada por acesso anterior direto
Outra vantagem dessa técnica é o chamado “quadril esquecido”, onde os pacientes relatam que praticamente esquecem que têm uma prótese de quadril no dia a dia.
Você sabia de todas essas vantagens que a prótese total de quadril feita por via anterior traz? E já tinha ouvido falar do acesso por meio da técnica “biquini”?
Esse foi um resumo do tema e nos vemos no próximo texto do blog. Até a próxima!
Para agendar sua consulta, clique nesse link.