Prótese Total de Quadril e gravidez

Prótese Total de Quadril e gravidez

No texto de hoje vamos falar um pouco sobre  gestação e prótese total de quadril.

Para mulheres jovens em idade fértil que precisam de uma prótese total de quadril, uma grande preocupação é como isso pode afetar uma gestação. É importante entender a anatomia da região para saber que o bebê se desenvolve na pelve, enquanto a prótese está localizada fora dela. Apesar de estarem próximas, a prótese e o bebê não estão diretamente relacionados, tornando a gestação segura para quem tem uma prótese total de quadril.

Durante a gravidez, é comum enfrentar desafios ortopédicos devido ao ganho de peso, aumento do abdômen e frouxidão ligamentar, o que pode causar dores lombares e pubianas. Mulheres com prótese podem sentir mais desconforto, mas isso passa longe de ser perigoso ou trazer complicações.

Por isso, se uma mulher precisa de uma prótese e planeja engravidar, pode ser mais vantajoso realizar a cirurgia antes da gestação. Se a dor já existe, a gravidez pode intensificá-la.

Quanto ao parto, a posição ginecológica durante o parto vaginal pode exigir abertura e flexão das pernas, o que deve ser considerado dependendo da estabilidade da prótese. Em geral, um parto vaginal é possível, mas em muitos casos, recomendo a cesárea para evitar riscos de luxação. A decisão sobre o tipo de parto deve ser discutida entre a paciente, o ortopedista e o obstetra.

Você sabia de todas essas informações sobre a prótese total de quadril na gestação? Até o próximo texto do blog.Para agendar sua consulta, clique nesse link.